ACOMPANHE NAS REDES:

Notícias

Governo defende Petrobras como operadora única do pré-sal, diz Braga

Governo defende Petrobras como operadora única do pré-sal, diz Braga
15/02/2016

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, reafirmou na tarde desta segunda-feira (15/2) que o governo defende a manutenção da atual legislação de exploração dos campos do pré-sal, com regime de partilha e com a Petrobras como operadora única, detendo 30% de participação no consórcio vencedor dos leilões.  Segundo o ministro, essa será a posição defendida amanhã, quando deverão ser discutidos no Senado propostas de mudança da legislação. O ministro destacou que o atual regime foi decidido pelo Congresso e que o debate sobre mudanças ocorrerá também no Legislativo.

“Há um encaminhamento feito por um núcleo de senadores com relação a uma mudança abrupta, retirando, portanto, a participação obrigatória da Petrobrás, e há um outro grupo de senadores que defendem a posição atual, e um terceiro grupo que tenta buscar uma construção alternativa a essas duas posições, mas ainda não há nada concreto sobre essa matéria”, afirmou a jornalistas ao chegar no Ministério de Minas e Energia.

Segundo Braga, esse terceiro grupo de senadores defende que a obrigatoriedade de participação da Petrobrás esteja subordinada a uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “Ou seja, retira a obrigatoriedade compulsória e passa a ser caso a caso. Para que a Petrobrás não exerça a opção de exploração, seria preciso que o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) deliberasse”. O ministro lembrou que as decisões do CNPE contam com participação de diversos ministros e têm que ter a aprovação do presidente da República.

O ministro esclareceu que essa discussão no Congresso não interfere nas medidas que o  governo anunciará em breve de estímulo ao setor de petróleo e gás, em complemento às medidas já adiantadas nas duas últimas semanas.

Destaques

Copyright © 2013 - Ministro Eduardo Braga. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Web